diHITT - Notícias BUYMAZON: Livro Joga Luz Sobre Papel Feminino Antes do Patriarcado.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Livro Joga Luz Sobre Papel Feminino Antes do Patriarcado.

Um livro lançado pelo professor Marcos Profeta Ribeiro da Universidade do Estado da Bahia, com o sugestivo título de Mulheres e poder no Alto Sertão da Bahia joga luz em um período da história pouco conhecida dos brasileiros. 



A partir de vasto material escrito por Celsina Teixeira Ladeia, irmã do educador Anísio Teixeira, idealizador da Universidade de Brasília e notável defensor da reforma educacional no país, o trabalho que resultou no livro começo como estudo em mestrado orientado por Maria Odila Leite da Silva Dias, professora titular aposentada da Universidade de São Paulo, e foi publicado com o apoio da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo. 
Nos escritos de Celsina (1887-1979), as mulheres da elite rural brasileira do fim do século 19 e início do século 20 podem ter exercido um papel muito mais ativo, dentro e fora do lar, do que deixou transparecer o discurso ideológico dominante.
Para além da epiderme da ordem patriarcal, elas teriam sido centros de gravidade de famílias extensas, atuantes nos negócios e opinantes na política. Tal é a generalização que poderia ser feita a partir do caso singular – e exemplar – estudado por Marcos Profeta Ribeiro.

Para ler mais Poderes femininos nos interstícios da ordem patriarcal  
Por José Tadeu Arantes

Informação sobre o Livro
Mulheres e poder no Alto Sertão da Bahia: A escrita epistolar de Celsina Teixeira Ladeia (1901-1927)
Autor: Marcos Profeta Ribeiro
Lançamento: 2012
Preço: R$ 40
Páginas: 228
Para obter: Alameda Editorial

Um comentário:

  1. É a história contada por quem a viveu e registrou todos das suas nuances. O trabalho dos professores Maria Odila Dias e Marcos Ribeiro, resultou neste bonito livro para os amantes da história.

    ResponderExcluir