diHITT - Notícias BUYMAZON: Perguntas e Respostas: Angina.

BANNER VITRINE

Seguidores

MENU

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Perguntas e Respostas: Angina.

O termo angina vem do latin angere e significa "sufocar". Problema geralmente associado à aterosclerose.  A angina é uma dor ou desconforto no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração. Geralmente está associada à doença arterial coronariana (ou aterosclerose), podendo se manifestar de forma súbita ou recorrente. No formato de perguntas e repostas, vamos saber um pouco mais sobre este sintoma que acomete muitas pessoas.



O que é angina?
R. É uma dor ou desconforto no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração. Geralmente está associada à doença arterial coronariana (ou aterosclerose), podendo se manifestar de forma súbita ou recorrente. 
Essa dor ocorre porque, com o acúmulo de gordura na parede das artérias (aterosclerose), o músculo cardíaco não recebe a quantidade adequada de oxigênio necessária para o seu funcionamento.

Quais os tipos de angina?
R. Existem dois tipos de angina: estável e instável. A primeira é a forma mais comum, que ocorre em situações de esforço, como subir escadas ou fazer exercícios físicos, e desaparece com o repouso. Isso acontece porque o coração precisa de mais oxigênio, e a quantidade de sangue bombeada não é suficiente para oxigená-lo. Além de atividade física, o estresse emocional, temperaturas frias, refeições pesadas e tabagismo também podem causar esse tipo de dor.
Já na angina instável o desconforto não é amenizado com o repouso. A dor surge de forma súbita, geralmente no repouso, por um bloqueio ou redução do fluxo sanguíneo nas artérias do coração. É um sintoma perigoso, pois geralmente precede o ataque cardíaco. Além do entupimento das artérias, as causas desse tipo de angina são tabagismo, estresse, uso de drogas como cocaína e medicamentos que estimulam a contração das artérias.
A angina também pode estar associada a outras doenças, como hipertensão arterial, disfunção na válvula aórtica e insuficiência cardíaca.



Quais os fatores de risco?
Os principais fatores de risco são: Tabagismo, diabetes, hipertensão arterial não controlada, colesterol e triglicérides em níveis mais altos do que o recomendado, sedentarismo, obesidade, stress, idade (a partir dos 45 anos) e herança genética.

Quais os sintomas?
O principal sintoma da angina é a dor. Os pacientes que têm angina relatam uma sensação de aperto, pressão, peso e compressão na região do tórax que podem se estender até os ombros, braços, pescoço e costas. Muitas pessoas confundem com dor de indigestão. Na dúvida, o recomendado é procurar um médico imediatamente.

Qual o diagnóstico?
Para a investigação do diagnóstico, além de um exame clínico, é analisada a presença de fatores de risco, como hipertensão ou diabetes, e se há história de angina na família. Também contribuem para a detecção da doença exames como eletrocardiograma, teste de esforço, radiografia, ecocardiograma, cateterismo e testes para verificar os índices de colesterol, glicose e proteína PCR. Quando esses índices estão alterados pode ser sinal de inflamação na parede das artérias.

Como prevenir?
Adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente e manter uma dieta equilibrada, cessação do tabagismo, controle da diabetes e da pressão e redução do nível de estresse.

Como tratar?
Além da mudança de estilo de vida, pode ser feito tratamento com medicamentos e exercícios de reabilitação cardíaca.

Vimos assim que a angina não se caracteriza uma doença, mas um sintoma de uma. Tratamento existe e pode ser diagnosticado a tempo através de exames. Para prevenir, boa alimentação e exercícios físicos, ainda são os mais indicados.

Fonte: 
Hospital Albert Eisntein

3 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar, mas não sabia o que era angina. Após pesquisa surgiu este artigo que para melhor entendimento, o elaborei na forma de perguntas e resposta. Leia e saiba mais sobre.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, esclarecedor e bem explicado, pois as vezes temos conhecimento da doença, mas não compreendemos, falta esclarecimento. Eu mesma tive que fazer um elétro, estava com esses sintomas, ainda bem que deu normal, me preocupei, pois meu vô materno(falecido com ataque cardíaco), tinha angina e minha mãe também tem e faz tratamento a bastante tempo. E bom ficarmos atento a esta doença.
    Parabéns pela postagem e obrigada por compartilhar.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Sandra fico muito feliz com sua visita e que tenha gostado do artigo. Vou postar outrso nesta linha e espero que goste também. Sempre com a intenção de informar. Para mim foi um desafio elaborar este artigo, pois tinha uma visão totalmente errada do que era angina. Ao final fiquei sabendo um pouco mais e ela passou também a figurar na lista daquilo que precisamos monitorar em nossa saúde. Tenha duas senhoras muito teimosas que precisam de todo meu carinho e atenção: mamãe e vovó. Um abração amiga.

    ResponderExcluir